Muita gente não sabe o que fazer, porém, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) indica alternativas.
Comprar um produto, seja pessoalmente ou pela internet, gera uma expectativa imensa no consumidor. Mas quando ele vem com defeito, além de gerar uma frustração, traz uma grande dúvida: o que pode ser feito agora?
Seja uma compra para uso pessoal ou um produto para presente, todos nós esperamos que os produtos adquiridos sejam livres de defeitos, mas sabemos que não é incomum acontecer do produto vir com algum defeito ou algum vício.
O que muitos consumidores não sabem é que há diferenças entre defeito e vício, inclusive em relação às obrigações dos fornecedores e produtores com o cliente que sofreu danos ao comprar um produto defeituoso ou com vício.
Acredito que você esteja procurando entender mais sobre o direito do consumidor. Você sabe quais são os seus direitos? Sabe como deve proceder para ter seus direitos assegurados? Neste artigo vamos explicar tudo sobre vícios e defeitos e os direitos dos consumidores!
Na maioria das vezes é recomendado a verificação do produto no ato da compra, e sempre averiguar sobre os prazos de devolução e garantia.
Se o produto comprado já veio com defeito, você deve solicitar a troca à loja, ao fabricante ou à assistência técnica o quanto antes. Os grandes varejistas têm políticas internas de troca imediata, caso o produto apresente o defeito e a troca seja solicitada em até 7 dias da data de compra.
Para as lojas que não têm políticas próprias, vale a regra prevista no artigo 18 do Código de defesa do Consumidor (CDC). Nesse caso, o fornecedor tem até 30 dias a partir da data da reclamação para reparar o produto, deixando-o em perfeitas condições estéticas e de uso.
O consumidor deve explicar, em detalhes, qual o problema apresentado pela mercadoria. Para isso, o cliente pode esclarecer como ele descobriu a falha no funcionamento e também enviar algumas fotos do produto com defeito.
É importante ficar atento aos prazos legais para que o problema seja solucionado. Caso a empresa não se manifeste dentro do período esperado, entre em contato para verificar a situação.
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